quinta-feira, 18 de junho de 2009

Arton

Arton é um continente amplo. Um mundo em si. Tão vasto, que quase nada além dos oceanos importa. As nações são numerosas, as distâncias imensas. Suas terras civilizadas, o assim chamado Reinado de Arton, demandam meses de travessia a cavalo.

Arton mede pelo menos 11.000 km de norte a sul e 8.000 de oeste a leste. Tem forma ovalada, com extremidades nas direções sudoeste e nordeste. A maior parte do litoral é pouco navegável, formado por mangue pantanoso ou escarpas perigosas se tornando a navegação comercial uma prática inviável. A região central é formada pelo Deserto da Perdição ao norte, e pela Grande Savana mais abaixo. A leste temos as Sanguinárias, a maior cordilheira de Arton, covil de monstros e tribos bárbaras. A oeste, a cordilheira de Lannestull e grandes extensões de florestas.
Outro grande continente repousa mais ao sul, unido a Arton por um estreito de terra, o Istmo de Hangpharstyth. Estudiosos da Grande Academia Arcana chama essa ilha-continente de Arton-Sul, mas ela carrega um nome mais sinistro: Lamnor, o Reino Bestial, dominado por um império goblinóide.

Duas grandes ilhas merecem destaque. Galrasia, próxima à costa sudoeste, um inferno verde de selvas tropicais, dinossauros e povos-trovão e tribos selvagens de humanóides com traços sáurios. E a distante Tamu-ra, no extremo nordeste, outrora lar de uma exótica civilização, mas hoje conspurcada pela Tormenta.

As Cidades
Quase trinta nações formam o Reinado de Arton, governadas por Deheon, o reino-capital. Quase toda a população humana do mundo vive nesta terra de imensidão incrível, em cidades muito afastadas, cercadas de áreas selvagens.

Valkaria
A maior e mais importante cidade de Arton é a capital de Deheon. Construída aos pés de uma misteriosa e gigantesca estátua, assinala o marco zero da civilização humana. A partir deste ponto o Reinado avançou até os limites do mundo conhecido, detido apenas pelo Rio dos Deuses ao norte. Ali estão sediadas importantes instituições, como a Grande Academia Arcana e o Protetorado do Reino.

Malpetrim
Cidade costeira de porte médio. Não conhecida por qualquer peculiaridade geográfica, mas sim como palco de batalhas que decidiram o destino do mundo. Este lugar sediou aventuras decisivas, como a busca pelo Disco dos Três para deter a chegada do antigo deus Sartan, apenas para citar uma delas. Malpetrim é também famosa como o mais favorável ponto de partida para expedições a caminho de Galrasia.

Norm
Uma das cidades mais importantes do Reinado. Suas muralhas abrigam o Castelo da Luz, base de operações da Ordem da Luz, a maior ordem de cavaleiros devotada a Khalmyr, Deus da Justiça. A enorme estrutura, construída através de técnicas secretas dos anões, brilha majestosa durante a noite, cobrindo os arredores com uma aura quase divina. Norm é parada obrigatória para qualquer aventureiro que tenha a cavalaria como sonho maior.

Vectora
Ainda mais impressionante é Vectora, o maior centro comercial de Arton. Construída sobre uma montanha voadora pelo arquimago Vectorius, a magnífica estrutura viaja pelo continente fazendo paradas em cidades, aldeias e povoados que encontra pelo caminho. Seres de todos os mundos circulam em suas ruas, e tesouros de todos os planos aguardam em seus bazares.

Smokestone
A nobreza reluzente de Norm e a riqueza de Vectora contrastam com certos lugares remotos, isolados, além do alcance de qualquer autoridade. Smokestone é um exemplo perfeito. As temidas armas de pólvora, proibidas pelo Imperador- Rei, aqui são usadas livremente. Brigões fora-da-lei travam duelos ao pôr-do-sol, linchamento resolve tudo, e nada é pior que um ladrão de cavalos.

A Cidade da Tormenta
A vida pode ser difícil em Smokestone, mas nenhum lugar consegue ser tão macabro quanto a Cidade da Tormenta. Uma mancha aberrante em pleno coração do Reinado, nascida da tempestade profana que ataca Arton. Humanos são mantidos ali como escravos dos demônios da tormenta, os lefeu, sofrendo horrores indizíveis. Sem um nome que possamos pronunciar, a cidade é governada por Aharadak. O Devorador, um dos poderosos e invencíveis Lordes da Tormenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário